Importadora e distribuidora exclusiva das marcas Voluspa, Michel Design Works e Huras Family no Brasil

BLOG

Receita de Rocambole de morango para o Dia das Mães

Estamos a poucos dias de uma das maiores celebrações do mundo - o Dia das Mães.

Celebrado nos Estados Unidos pela primeira vez em 1908 e instituído oficialmente no calendário do Brasil desde 1932, o dia comemora e homenageia a maternidade, a figura familiar da mãe.

Mas a verdade é que a história conta que a origem desta comemoração é muito mais antiga do que a gente imagina. Tudo indica que os primeiros à celebrarem a figura da mãe foram os gregos e que o início das comemorações tenha origem mitológica!

Pois acredite, antes mesmo da criação deste dia pelos americanos, a comemoração já era feita há muitos e muitos anos pelos gregos.

Reza a lenda, que Rhea - figura mitológica grega que representava a Mãe dos Deuses - era aclamada em uma celebração que segundo a Enciclopédia Britânica era “uma festividade derivada do costume de adorar a mãe, na Grécia Antiga. A adoração formal da mãe, com cerimônias para Cibele ou Rhea, a Grande Mãe dos Deuses, era realizada nos idos de março, em toda a Ásia Menor”.

E não pense você que essa festa era feita aleatoriamente no mês de março não viu? Assim como eu te contei no post do Cheesecake Colorido de Páscoa, a entrada da Primavera que acontece no Hemisfério Norte em meados de março, era a grande motivação para a adoração de Rhea.

Muito interessante como a Primavera está ligada à tantos belos conceitos de renovação, beleza e renascimento na visão mitológica, não é mesmo?

Para eles, o momento da primavera representava o novo, o crescimento e florescimento de tudo que foi plantado ao longo do ano. Era um momento de celebrar novos começos e a mudança de um período mais introspectivo e apagado que é o inverno, mas um novo ciclo alegre, colorido e abundante de flores e frutos.

Quer momento mais incrível para homenagear a mãe, a figura que é capaz de florescer uma vida?

Muito bonita essa visão dos gregos para a celebração do Dia das Mães, não é verdade?

Alguns países, como a Rússia e o Líbano, até hoje comemoram o Dia das Mães em março, mas nós aqui no Brasil adotamos o mês de maio para essa celebração. E não pense você que a escolha da data é sem motivação não viu. Existe sim um motivo tão belo quanto o criado pelos gregos.

O primeiro Dia das Mães registrado oficialmente pela história, foi em maio de 1908 e aconteceu nos Estados Unidos pela iniciativa de Anna Jarvis. Anna era filha de Ann Jarvis, uma reconhecida ativista que lutou por muitos anos com seu trabalho social principalmente durante a Guerra Civil Americana.

Ann dedicou sua vida ao ativismo e promovia ações que iam desde melhoria das condições sanitárias de sua comunidade até o trabalho no socorro de soldados feridos durante a guerra. Após o fim da Guerra Civil, Ann decidiu criar um clube para incentivar o convívio pacífico das famílias de soldados que tinham lutado tanto de um lado quanto do outro. Adivinhe só quem eram as principais participantes e responsáveis pelas ações e mudanças em suas família?

Sim, as Mães dos soldados.

Ann conseguiu a união através da reunião de muitas mães e juntas elas criaram o “Dia das Mães pela Amizade, um dia especial para todas as famílias celebrarem a paz após a guerra.

Linda essa história, não é?

Ann faleceu em 1905 e sua filha, Anna, decidiu dar notoriedade ao seu legado e resolveu criar um memorial em homenagem à sua mãe. 3 anos depois, Anna celebrou o Primeiro Dia das Mães da história em maio de 1908.

Anna contou com a ajuda de comerciantes e apoiadores e lutou por quase 6 anos até conseguir seu sonho - que fosse estabelecida uma data especial para homenagear todas as mães americanas. Em 1914 o Congresso Americano estipulou o segundo domingo de maio como o Dia das Mães.

Países ao redor de todo o mundo também aderiram a ideia e a data é hoje uma das maiores comemorações do calendário mundial.

É claro que eu não ia ficar de fora dessa bela comemoração e para este ano eu tenho uma proposta diferente para você. Que tal aproveitar o inusitado momento que estamos vivendo para ao invés de quebrar a cabeça pensando no que dar de presente para sua mãe, preparar uma surpresa especial para ela?

A ideia é você preparar uma receita pra lá de linda e deliciosa e arrumar uma mesa bem bonita para o Café da Manhã ou a Sobremesa do Almoço.

Já imaginou como sua mãe vai gostar da surpresa?

Receita de Rocambole de morango para o Dia das Mães

Para facilitar a sua vida eu já vou te contar qual receita você pode preparar e como você pode montar uma linda apresentação.

Para uma surpresa de Dia das Mães, que tal esse Bolo Cor de Rosa com Sabor de Morango e Recheio de Leite em Pó?

E com essa apresentação, o resultado será infalível: amor e emoção à primeira vista.

Para servir a minha receita surpresa, utilizei a Coleção Summer Days da Michel Design Works que tem como temática, adivinhe só? FLORES!

Coleçao Summer Days Michel Design Works Coleçao Summer Days Michel Design WorksColeçao Summer Days Michel Design Works

Minha ideia foi unir o conceito inicial da celebração de Dia das Mães na primavera e trazer a alegria e a cor das flores através dos pratos e utensílios desta coleção!

A Michel é uma marca americana trazida ao Brasil com exclusividade pela Anova Trade que possui produtos de altíssima qualidade. As peças de melamina podem ser lavadas direto no lava louças e são perfeitas para o serviço até 65°C, ou seja, são super versáteis e podem ser usadas para alimentos frios e quentes.

A Coleção Summer Days é feita de bandejas, pratos e até bowl repletas das mais belas flores em tons vivos, coloridos e alegres, perfeitos para o serviço do nosso bolo também colorido.

Se inspire nessa produção para preparar o Dia das Mães mais especial de todos os tempos!

INGREDIENTES

  • 6 ovos
  • 6 colheres de açúcar
  • 4 colheres de gelatina de morango
  • 6 colheres de farinha de trigo
  • 1 lata de leite condensado
  • 1 colher de sopa de manteiga
  • 2 colheres de sopa de leite em pó

MODO DE PREPARO

Separe as claras das gemas. Bata as claras em neve na batedeira até atingir ponto firme. Reserve. Coloque as gemas, o açúcar e a gelatina na batedeira e comece a bater. Aos poucos adicione o trigo sem parar de bater.

Quando estiver uma massa homogênea, desligue a batedeira e comece a incorporar as claras em neve à essa mistura. Sempre aos poucos de mexendo de baixo para cima com delicadeza para não perder as bolhas de ar das claras.

Unte uma forma com manteiga e cubra com papel manteiga. Despeje a massa e leve ao forno pré aquecido a 180º graus por aproximadamente 20 minutos .

Enquanto isso, coloque o leite condensado, a manteiga e o leite em pó em uma panela, ligue em fogo baixo e misture até virar um brigadeiro firme.

Retire a massa com cuidado da forma, despeje o brigadeiro por toda a extensão e enrole com delicadeza no formato de um rocambole.

Leve para a geladeira por alguns minutos apenas para firmar e pode servir.

Para ver mais detalhes e fotos do preparo, acesse o blog da Bruna.

RENDIMENTO

6 porções

DICA

Você pode usar essa mesma massa para o preparo de outros bolos coloridos, usando gelatina de uva para um bolo roxo, gelatina de limão para um bolo verde e assim por diante.

Para ver outros produtos da Michel Design Works, clique aqui.

Esse post foi preparado pela Bruna Calderon especialmente para a Anova Trade.

Para ver mais posts e receitas da Bruna, clique aqui.