Importadora e distribuidora exclusiva das marcas Voluspa, Michel Design Works e Huras Family no Brasil

BLOG

Receita de Cheesecake Colorido para a Páscoa

Por acaso você já pesquisou “Páscoa” no dicionário?

Como eu tenho certeza que sua resposta é não, vou te contar o primeiro significado dado pelo Dicionário Brasileiro da Língua Portuguesa:

“Páscoa: Festa com a qual pastores nômades celebravam a chegada da primavera, na época pré-mosaica.”

Aposto que por essa você não esperava, não é mesmo?!

Pois é, apesar de toda a conotação religiosa que temos desta festa nos dias de hoje, o fato é que ela surgiu em primeiro momento como uma celebração aos primeiros indícios da florida primavera.

Calma, você não se confundiu. Nós aqui passamos as páscoas no outono, já que estamos no Hemisfério Sul. A época a que se refere a definição do dicionário é a do Hemisfério Norte, por lá a páscoa coincide com o início da primavera.

Imagine você o quanto essa festa é antiga, já que o período pré-mosaico se refere à época anterior à Moisés, algo anterior à 1200 a.C.

Naquele tempo as pessoas viviam entre pequenos grupos e rebanhos e faziam suas plantações de forma temporária, viajando de um lugar para outro à busca de melhores condições a todo tempo e por isso eram chamados de nômades.

As mudanças climáticas eram muito bem vindas e o início da primavera indicava que as plantações logo dariam frutos, motivo suficiente para uma bela celebração!

Gregos, judeus, egípcios, cristãos, todos aderiram à festa e com o passar dos anos cada civilização adotou seus próprios costumes e tradições baseados em suas próprias crenças e fundamentos.

Receita de Cheeseka colorido para a Páscoa

Algumas tradições são tão fortes que estão presentes em quase todos os países, como por exemplo a presença de Ovos e do Coelho da Páscoa. Já outras são tão diferentes que fariam você ficar em dúvida se é Páscoa ou Dia das Bruxas!

Dá uma olhada nas tradições de Páscoa ao redor do mundo:

Estados Unidos

Você já ouviu falar do “Egg Rolling”?
Pois essa é uma das grandes tradições americanas para a Páscoa. Por lá adultos e crianças rolam ovos de galinha decorados ladeira abaixo. O costume é tão forte que anualmente a Casa Branca promove a cerimônia do Egg Rolling.

Austrália

Por lá quem “entrega” os ovos de páscoa não é o coelho não e sim o Bilby.
Bilby é o nome de um marsupial nativo da Austrália que infelizmente corre risco de extinção. Há alguns anos o país decidiu colocá-lo como “garoto propaganda” das ações de páscoa para dar maior visibilidade ao assunto e dar aquela força na preservação da espécie.

Alemanha

Ovos de galinha são furados com uma agulha, esvaziados e pintados lindamente. Os alemães fazem diversos ovos e depois os penduram nas árvores para decorar as ruas.

Suécia e Finlândia

Se estiver de férias em um desses países nessa época do ano certamente se surpreenderá com crianças vestidas de bruxas andando pelas ruas… parece Halloween, mas é Páscoa! A tradição desses países indica que as pessoas devem se fantasiar e sair pelas ruas, assim como no Dia das Bruxas, mas dessa vez não pedindo doces e sim deixando a “Carta da Páscoa” nas portas.

Índia

Você já ouviu falar do Festival Holi? Se não lembra pelo nome, certamente irá lembrar pela tradição… trata-se do Festival em que as pessoas jogam pós coloridos pelas ruas, pintam seus rostos e corpos e comemoram sabe o que? A Páscoa! Pois é, muita gente já viu esse festival aparecer em clipes e até filmes, mas pouca gente sabe que ele é a celebração da Páscoa dos Indianos.

Muito interessante saber que ao redor do mundo as pessoas comemoram de formas diferentes essa celebração, não é mesmo?

Eu não ia ficar de fora dessa comemoração tão especial, mas nesse ano decidi fazer algo diferente.

Ao invés de preparar as receitas que todos já estão acostumados para essa época pensei “por que não celebrar a Páscoa como antigamente?”.

E foi isso que fiz.

Decidi preparar uma celebração diferente e trazer para dentro do nosso outono, a primavera!

Receita de Cheeseka colorido para a Páscoa

Isso mesmo, decidi preparar uma receita e uma mesa pra lá de alegre, colorida e, é claro, florida!

Como receita escolhi um Mini Cheesecake Colorido que não precisa de forno, além de algumas frutas, doces e um bolinho. E para deixar a produção completa, usei a Coleção Garden Party da marca Michel Design Works que é repleta dos bichinhos mais encantadores que você já viu!

A Michel é uma marca americana trazida ao Brasil com exclusividade pela Anova Trade que possui produtos de altíssima qualidade. As peças de melamina podem ser lavadas direto no lava louças e são perfeitas para o serviço até 65°C, ou seja, são super versáteis e podem ser usadas para alimentos frios e quentes.

A Coleção Garden Party faz referência justamente à primavera com direito à coruja e raposa com coroa de flores e até urso de chapéu florido, no maior estilo Festa no Jardim! Dá uma olhada na alegria e delicadeza dessas peças:

Colecao Garden party Colecao Garden party coleção Garden Party

O resultado final foi uma produção para um café da manhã ou café da tarde encantador e totalmente diferente para você e sua família.

Se inspire nessa produção para preparar a Páscoa mais alegre e charmosa de todos os tempos!

Receita de Cheesecake colorido para a Páscoa

INGREDIENTES

  • 50 g de bolacha maisena
  • 30 g de manteiga
  • 150 g de cream cheese
  • 100 g de creme de leite
  • 40 g de açúcar de confeiteiro
  • 10 g de gelatina incolor
  • Água
  • Chantilly
  • Corantes alimentícios (aqui usei roxo, amarelo, verde e rosa)
  • Confeitos

MODO DE PREPARO

Forre as laterais da forma com acetato ou algum outro plástico resistente para facilitar na hora de desenformar os cheesecakes.
Triture os biscoitos no liquidificador ou mixer, adicione a manteiga derretida e misture. Despeje essa mistura do fundo da forma e pressione com uma colher ou os próprios dedos para deixar uniforme.

Hidrate a gelatina em 3 colheres de água. Quando ela tiver absorvido tudo, leve ao microondas por 15 segundos ou até ela ficar líquida novamente. Reserve.

Na batedeira ou em uma tigela e usando um foeut bata o creme de leite, o açúcar e o cream cheese. Quando estiver tudo incorporado, adicione a gelatina aos poucos e sem parar de bater.

Divida essa massa em quatro potinhos e em cada um deles, pingue uma gota do corante alimentício, um de cada cor. Misture bem.

Escolha uma das cores para começar e despeje a massa por cima dos biscoitos. Leve para o congelador por alguns instantes apenas para endurecer rapidamente e você conseguir fazer a próxima camada. Repita esse processo até ter finalizado todas as camadas coloridas.

Deixe na geladeira por 2 horas e depois desenforme. Para finalizar, decore com chantilly e confeitos coloridos.

PARA VER FOTOS E DETALHES DO MODO DO PREPARO, ACESSE O BLOG DA BRUNA CALDERON.

 

RENDIMENTO

4 porções

DICA

Se não tiver essa forma de cupcakes, pode fazer em uma forma maior, sem problemas. Basta duplicar a receita.

 

Para ver outros produtos da Michel Design Works, clique aqui.

Esse post foi preparado pela Bruna Calderon especialmente para a Anova Trade.

Para ver mais posts e receitas da Bruna, clique aqui.