A nossa querida chef Bruna Calderon continua se superando a cada receita. Dessa vez, ela mostrou como fazer uma focaccia e ainda preparar uma mesa de happy hour com a petisqueira Lemon Basil, da Michel Design Works. Vamos ver como ficou?
Já foi o tempo em que fazer pão em casa era um mistério.
Hoje em dia sovar uma bela massa e produzir seu pão caseiro é quase um ritual. Naquela refeição você colocar todo o seu carinho, tempo e dedicação e é por isso que um pão comprado jamais terá o mesmo sabor que o feito em casa com cuidado.
A história do pão remonta a uma época tão antiga que é praticamente impossível determinar ao certo sua origem, mas ao que tudo indica, os primeiros pães nasceram na Mesopotâmia. O detalhe é que eles não eram fofinhos com a casquinha crocante como conhecemos hoje não, eram achatados, secos e duros!
Foi no Egito, há cerca de 6000 anos que a fermentação foi descoberta e o rumo do pão mudou, alterando a receita para essa que apreciamos nos dias de hoje.
De lá pra cá, inúmeras foram as invenções relacionadas ao pão deixando marcas e características especificas em cada região mas independente das diferenças, fato é que esse ingrediente está presente nas mesas de praticamente todas as pessoas ao redor do mundo.
Já experimentei diversas receitas de pão e adoro sentir o aroma e a textura diferenciada de cada uma delas, mas a gente sempre tem uma receita especial não é mesmo?
Pois bem, a minha receita do coração de pão é de Foccacia.
A Focaccia é um pão achatado e macio, bastante rústico, normalmente coberto apenas com azeite, sal grosso e alecrim.
Você já deve ter visto em restaurantes ou filmes italianos o costume de se cortar um pedaço de pão, molhar no azeite e comer, não é? Pois então, o pão é esse aqui, a Foccacia! A ideia é se comer com a mão mesmo se seguindo esse ritual.
Na Itália esse pão é consumido em qualquer horário, do café ao jantar e a cidade com mais tradição na preparação da iguaria é Gênova. Por todo o histórico da relação dos italianos com massas e pães, essa receita acaba tendo sua origem totalmente relacionada à este país, mas há um consenso histórico de que na verdade a focaccia tem origem na Grécia antiga.
Na época da Grécia antiga, o pão era o alimento mais precioso do homem e era preparado e servido em cultos religiosos e em grandes festejos. Os romanos costumam fazer uma mistura simples de farinha, água, azeite, fermento e sal e levar para assar. A palavra Focaccia inclusive é a tradução de cozido sob as cinzas em latim.
Se pensarmos bem, a forma tradicional e importante como o pão era tratado na Grécia antiga tem tudo a ver com a forma como ele é tratado até os dias de hoje na Itália. Certamente foi uma das maiores heranças deixadas para a região.
Como bons descendentes italianos, nós não ficamos atrás no consumo do pão. Por aqui o pão francês domina a mesa dos cafés da manhã e da tarde e cada vez mais opções diferentes de pães chegam às mesas do almoço e jantar.
E minha sugestão de hoje é justamente aproveitar essa paixão por pães de uma forma diferente, na nossa mesa de happy hour!
Parece inusitado, mas te garanto que assim que experimentar nunca mais vai faltar um pãozinho na sua mesa de aperitivos.
E qual o melhor pão para acompanhar essa mesa? Justamente meu queridinho, Foccacia.
A ideia é produzir uma mesa de aperitivos de forma simples e rápida para receber os amigos no final de semana ou simplesmente para acompanhar uma taça de vinho depois de um longo dia de trabalho.
Para isso você não precisa de muito, apenas os ingredientes para seu pão, um queijinho, tomate cereja e uma boa petisqueira. Isso mesmo, como você já bem sabe, é essencial servir qualquer preparação de uma forma bonita. Fazendo isso você demonstra um carinho ainda maior com seus convidados que se sentirão bem recebidos com uma mesa linda!
Eu sempre tenho na mão uma das Petisqueiras de Melamina da Michel Design Works. A marca americana é trazida ao Brasil com exclusividade pela Anova Trade e os produtos são de altíssima qualidade. Podem ser levados direto no lava louças e as peças de melamina da Michel são perfeitas para o serviço até 65°C, ou seja, são super versáteis e podem ser usadas para alimentos frios e quentes.
Como a ideia era um happy hour bem refrescante com um vinho rose frisante, escolhi a Petisqueira Lemon Basil recheada de desenhos de uma das coisas que mais amo na vida, limões!
A Petisqueira tem um tamanho ótimo, 29,5 cm 29,5 cm e é perfeita para servir patês com torradas, legumes assados, amendoins, frios e claro, nossa combinação de happy hour com foccacia, tomate e queijo.
Se quiser dar um toque ainda mais especial, aproveite outros itens da coleção Lemon Basil para dar cor e vida à sua mesa. Aproveitei a própria mesa de madeira e usei a petisqueira e o guardanapo Lemon Basil para criar uma mesa de de happy hour rápida, linda e super colorida!
INGREDIENTES:
Foccacia:
- 500 gr de farinha de trigo
- 150 ml de leite
- 150 ml de água
- 10 gr de fermento biológico seco
- 50 gr de manteiga
- 20 gr de açúcar
- 10 gr de sal
- Sal grosso
- Azeite
- Alecrim
Acompanhamentos:
- Tomate cereja
- Manjericão
- Mussarela de búfala
MODO DE PREPARO:
A receita da focaccia, como qualquer outro pão, é bem simples e só exige um pouquinho de paciência até chegar na consistência certa.
Misture todos os ingredientes, com exceção do sal grosso, azeite e alecrim, em um recipiente. Você terá que misturar muito bem os ingredientes até a massa fique lisa e desgrude das mãos.
Em seguida sove um pouco a massa para que o fermento possa agir com a farinha.
Deixe a massa descansar por aproximadamente 20 minutos, elas deverão crescer de tamanho ok?
Depois desse tempo, coloque a massa em uma assadeira, abrindo no formato que desejar. Agora você vai abrir pequenos buracos na massa, sem chegar até o final, apenas formando uma "poça", para que possa finalizar com os ingredientes finais. Coloque azeite, sal grosso e alecrim por cima da massa e deixe descansar por mais algum tempo. Enquanto isso pre aqueça o forno a 180ºC.
Leve para o forno por mais ou menos 30 minutos ou até que fique dourado.
Feito isso, sirva cortando pedaços com a própria mão de forma bem rústica acompanhados de tomate cereja, mussarela de búfala e manjericão regados com azeite e sal.
DICAS:
Os buraquinhos que fazemos na massa são para o acômodo do azeite, que será incorporado à massa durante o cozimento e deixará sua receita mais macia e saborosa.
A Focaccia é uma ótima opção para ser servida como aperitivo e se quiser pode fazer diversas foccacias diferentes como a de tomate e manjericão ou de azeitonas pretas.
Você pode ver mais dicas e receitas da chef Bruna Calderon no blog dela, nesse link.