Receita de Cinnamon Rolls servidos da melhor forma nesse Natal
20/11/2017 Michel Design Works

Oi pessoal!

Estamos de volta com o terceiro post da Chef Bruna Calderon, agora em clima de Natal. A chef preparou uma receita de Cinnamonn Rolls e serviu no suporte de 3 andares de Natal da Michel Design Works. Com certeza valorizou a apresentação e deu ainda mais charme à receita. Vamos ao post?

Como se já não bastasse a farta mesa de comidas salgadas, passados os primeiros minutos após a meia-noite, os pratos natalinos dão espaço às sobremesas natalinas. E como todo mundo sempre encontra espaço para a sobremesa, já é tradição montar um prato com um pouquinho de cada doce preparado com amor para a tão especial ceia.

Tem gente que serve panetone, tem gente que serve doce de abóbora, tem gente que serve pudim, rosca de frutas, Manjar e Rabanada... cada família tem as seus costumes e seus pratos preferidos que fazem daquela ceia, típica daquela família.

Mas tem uma coisa em comum em praticamente todas as mesas de sobremesa de Natal – canela! Seja na rabanada, seja no arroz doce, seja na cobertura do pudim ou nas bolachinhas decoradas, essa especiaria é marca registrada nas sobremesas natalinas!

Pensando nisso e querendo manter a tradição do uso do ingrediente na ceia, mas sem fazer os doces já habituais, escolhi o Cinnamon Roll como sobremesa especial para este Natal!

O Cinnamon Roll ou em português enroladinho de canela pela tradução literal, é um pão doce enrolado recheado de canela extremamente conhecido e clássico presente em todas as padarias americanas.

Apesar de ser famoso nos Estados Unidos, a origem do doce é Sueca. Na Suécia eles são chamados de Kanelbulle e segundo conta a história, a criação se deu pela escassez de ingredientes em decorrência da primeira guerra mundial.
Na falta de opção de muitos produtos, eles criaram um doce com o que possuíam por lá na ocasião, trigo, leite e açúcar basicamente para fazer um pão. Como recheio, pela deficiência de itens, acabaram usando também o açúcar e algumas especiarias, entre elas cardamomo e canela.

O doce tomou proporções tão grandes que ganhou até um dia especial na Suécia. Em 1999 foi instituído que todos os anos no dia 04 de outubro será celebrado o Kanelbullens Dag, dia do rolinho de canela. A comemoração é tão especial que até mesmo os 2000 suecos que habitam a Nova Zelândia celebram a data do rolinho de canela.

A receita que foi criada num momento trágico, acabou conquistando os fãs de doces e ganhando fama mundial. Hoje vemos os tais rolinhos em filmes, seriados e podemos comprar em praticamente todas as docerias americanas.

O cinnamon roll é feito e servido em rolinhos que ficam lindos para apresentação e por isso merecem atenção especial na ceia de Natal! Sou apaixonada por suportes com andares para servir doces, eles são super usados em mesas de decoração de grandes festas e casamentos e sempre achei que tem um toque especial.

Por isso escolhi esse suporte com três andares da Michel Design Works com decoração de pinhas, para deixar meus rolinhos ainda mais natalinos.

A marca americana é trazida ao Brasil exclusivamente pela Anova Trade e tem produtos maravilhosos com estampas e temas de cair o queixo. O material dos produtos da marca é de altíssima qualidade, a melamina da Michel é perfeita para o serviço de alimentos até 65ºC e você pode até lavar direto no lava louças.

A coleção Christmas tem todos os itens que você precisa para compor uma ceia de Natal incrível que vão de bandejas, bowls e pratos a guardanapos e trilhos de mesa. Todos com estampas natalinas com os principais ícones como Papai Noel, renas, pinhas e trenó.
Agora é só escolher seus itens de decoração, anotar a receita e correr preparar essa sobremesa para encantar e adoçar sua ceia de Natal!

INGREDIENTES:

2 e ½ colheres de sopa de fermento
1 xícara de leite
4 xícaras de farinha de trigo
½ xícara de açúcar branco
½ xícara de manteiga
2 ovos
1 xícara de açúcar mascavo
½ xícara de canela
1 xícara de açúcar de confeiteiro
2 colheres de sopa de leite

MODO DE PREPARO

Dissolva o fermento no leite morno, não pode estar nem muito quente e nem muito frio. Misture o trigo com o açúcar branco, despeje em uma tigela ou em uma superfície lisa, faça um buraco no meio e coloque o leite com o fermento, os ovos e 1/3 da manteiga. Misture tudo muito bem até obter uma massa lisa e homogênea. Cubra com um pano e deixe descansar e crescer por aproximadamente 1 hora.

Depois desse tempo, abra a massa com ajuda de um rolo em formato de retângulo. Espalhe o restante da manteiga sobre a massa e cubra com a mistura de açúcar mascavo com canela. Pressione bem essa mistura na massa, se quiser pode até passar o rolo por cima para grudar bem. Agora enrole no formato de rocambole, apertando e pressionando bastante para criar um rolo bem firme.

Corte em fatias de aproximadamente 2 centímetros, coloque em uma forma untada, cubra e deixe crescer novamente, agora por 30 minutos.

Leve ao forno pré aquecido a 180ºC por aproximadamente 20 minutos. Quando estiver pronto, misture o açúcar de confeiteiro com o leite e despeje por cima dos rolinhos quentes.

RENDIMENTO

20 rolinhos

DICAS

Não faça a cobertura antes, pois ela endurece. Faça quando tirar os rolinhos do forno e despeje com eles ainda quentes. Você pode incrementar seu recheio e adicionar cardamomo, gengibre e outras especiarias do seu gosto!

E aí, gostou da receita? Você pode conferir a receita completa com fotos no blog da Bruna Calderon.

Você pode conhecer o suporte e outros produtos da linha natalina da Michel Design Works aqui nesse link. 

 

Receita de Cinnamon Rolls 
Receita de Cinnamon Rolls 
Receita de Cinnamon Rolls 
BOWL BISTRO MELAMINA 
PETISQUEIRA MELAMINA 
TRAVESSA G MELAMINA 
Conjunto 4 pratos de lanche 
SUPORTE 3 ANDARES MELAMINA