Torta Mousse de Morango no novo prato Papillon
09/02/2018 Michel Design Works

Voltamos com mais uma receita deliciosa da chef Bruna Calderon, que preparou uma torta especialmente para servir no novo prato de melamina Papillon, da Michel Design Works. Afinal, um prato assim lindo merece uma receita especial, não é?

Receita Mousse Bruna Calderon - Michel Design Works

 

Alegria, diversão e as mais divertidas fantasias fazem parte das comemorações dessa data festiva que ocorre todos os anos 47 dias antes da Páscoa. 

A festa é a maior manifestação cultural do Brasil, mas o que pouca gente sabe é que o Carnaval não é uma invenção brasileira! 

A história dessa festa remonta à Antiguidade, na Mesopotâmia, Grécia e Roma. A palavra vem justamente do latim, carnis levale, que significa retirar a carne. A ideia era praticar o jejum durante a quaresma e controlar os prazeres mundanos.

Na Babilônia duas festas tradicionais possuíam uma característica bastante parecida com a da festa que conhecemos hoje em dia. Em uma das festas um prisioneiro assumia o papel de rei por alguns dias e em outra o rei perdia todos os seus emblemas e vivia dias de humilhação. E a característica que talvez tenha sido originada aí é a inversão de papéis, que na festa de hoje se traduz com as fantasias.

Já de Roma a principal inspiração foi a inclusão de bebidas alcoólicas na festa. A origem se dá na festa ao deus do vinho, Dionísio. A festa era marcada pela comemoração regada à muito vinho. 

Também em Roma se viam festas em que os papéis sociais eram invertidos. As festas chamadas de Saturnálias e Lupercálias duravam dias com muita comida, bebida e danças. 

Foi a partir do século VIII, com a criação da quaresma, que a festa passou a ser uma só com data definida. A intenção era que a as tradicionais comemorações já ocorridas há muitos anos pudessem acontecer e que as pessoas pudessem praticar seus excessos de comida e bebida antes do rigoroso período de jejum. 

E onde o Brasil se encaixa nisso?

A história da festa teve início por aqui no período colonial. Trazida pelos portugueses, a primeira manifestação carnavalesca no Brasil foi o Entrudo. Já na Idade Média se comemorava o Carnaval em Portugal com uma série de brincadeiras que variavam de região em região, mas tinha sempre uma mesma característica, a presença de grandes bonecos chamados “entrudos”.

As festas de Entrudo são as responsáveis pelo início da comemoração de Carnaval no Brasil. No Rio de Janeiro haviam duas grandes festas de entrudo e em Pernambuco registros indicam uma festa dessa logo no início da colonização.

Com o tempo escolas de samba, marchinhas e festas de salão passaram a fazer parte da festa que hoje é considerada uma das mais importantes no Brasil. 

E antes de sair para comemorar no bloquinho, dê uma olhada na lista de curiosidades sobre o Carnaval:

- O Brasil está longe de ser o único a comemorar o Carnaval. Outras grandes festas acontecem no México, Aruba, Canadá, Colômbia, Veneza, França e Japão. 

- Em 1995 o Guinness Book declarou o Galo da Madrugada, na cidade de Recife, como o maior bloco de Carnaval do mundo

- O Rio de Janeiro conta também com um título do Guinness. A cidade tem o registro de maior festa de Carnaval do mundo

- A música “ Ô Abre Alas” foi a primeira composta especialmente para o Carnaval. Chiquinha Gonzaga compôs a marcha para o cordão Rosas de Ouro que desfilada pelas ruas do Rio de Janeiro

- Em 1855 ocorreu o primeiro desfile de rua. Uma comissão de intelectuais formou o bloco chamado de “Congresso das Sumidades Carnavalescas” e se dirigiu até o palácio de São Cristóvão pedir que a família real assistisse ao desfile. Em 1889 o Rio de Janeiro autorizou oficialmente o desfile de blocos pelas ruas.

- O primeiro Rei Momo foi eleito em 1933 após um concurso realizado pelo jornal carioca A Noite. 

- A primeira micareta brasileiro ocorreu no século XX no interior da Bahia.

- O nome samba vem da língua falada em Angola, banto, e foi utilizada pela primeira vez em 1838 pelo Frei Miguel de Sacramento Lopes da Gama. 

 

Seja você do tipo de comemora o Carnaval na rua, na chuva, na fazenda ou numa casinha de sape, fato é que daqui a poucas horas todo mundo vai soltar a caneta e partir curtir os dias de folga com a família e os amigos. 

Pensando na festa que acontece em casa, no folião que chega da rua com fome e nas crianças que passam o dia vestidas das mais fofas fantasias, criei uma receita deliciosa e super colorida para todo mundo entrar no clima da festa onde quer que vá comemorar. 

A receita por si só já é colorida, mas que tal dar um charme ainda maior na hora de apresentar? Escolhi um prato da Michel Design Works cheio de Borboletas que deixaram a preparação muito mais alegre, divertida e colorida, combinando perfeitamente com a data! 

A marca Michel Design Works é americana e eu tive a oportunidade de conhecer através da importadora exclusiva deles aqui no Brasil, a Anova Trade.

O material dos produtos da marca é de altíssima qualidade, a melamina da Michel é perfeita para o serviço de alimentos até 65ºC e você pode até lavar direto no lava louças.

Prato Papillon - Michel Design Works

Escolhi um prato da coleção Papillon, que em francês significa Borboleta, e adivinhe só? A coleção inteira é repleta de produtos com este tema! Com ela você pode preparar uma decoração simplesmente incrível usando bandejas, guardanapos, pratos, travessas e até mesmo luvas e aventais!

E então agora é só escolher seus produtos preferidos dessa linda coleção e correr curtir os próximos dias de folga preparando essa deliciosa receita.

Receita Mousse Bruna Calderon - Michel Design Works

INGREDIENTES:

  • 200 gr de bolacha de leite
  • 150 gr de manteiga derretida
  • 1 lata de leite condensado
  • 1 lata de creme de leite
  • 2 caixinhas de gelatina de morango
  • 250 ml de água
  • Frutas vermelhas
  • Lâminas de amêndoas 

Receita Mousse Bruna Calderon - Michel Design Works

MODO DE PREPARO:

Passe a bolacha no processador até virar quase uma farofa. Derreta a manteiga no micro-ondas e junte na farofa. Misture muito bem até ter uma consistência compacta. Coloque em uma forma untada e pressione muito bem com os dedos por toda forma.

Asse em forno pré aquecido a 180° por aproximadamente 30 minutos e reserve.

Esquente a água e dissolva os pacotes de gelatina. Coloque no liquidificador e adicione o leite condensado e o creme de leite. Bata bem e despeje na massa de torta assada. Deixe gelar por no mínimo 4 horas e decore com as frutas vermelhas e amêndoas.

RENDIMENTO:

1 torta média

Receita Mousse Bruna Calderon - Michel Design Works

DICAS:

A ideia é fazer uma torta bem prática e refrescante para os próximos dias de festa e calor, portanto pode manter a base super simples de preparar e trocar os sabores da gelatina para abacaxi, uva ou limão. É só decorar com frutas por cima e servir em seu prato Papillon para arrasar na apresentação. 

 Receita Mousse Bruna Calderon - Michel Design Works

E aí gostaram? Dá pra ver a receita com mais fotos também no site da Bruna Calderon, nesse link.

E se quiser ver mais detalhes da travessa e de outros produtos da linha Papillon da Michel Design Works, clique nesse link.