Receita de salmão com mesa posta Sea Life
19/10/2017 Michel Design Works

Oi pessoal!

Estamos de volta com o segundo post da Chef Bruna Calderon, que dessa vez preparou um belo prato de salmão na crosta de gergelim e usou os itens de mesa posta da coleção Sea Life da Michel Design Works.

Salmão na Crosta de Gergelim

Até poucos anos, o Brasil estava na lista de observação da Organização Mundial da Saúde no quesito consumo de peixe. O motivo? Apesar da grande produção de pescados no país, o brasileiro consumia um número abaixo ao indicado pela Organização.

A prática de consumir pescados por aqui aumentou apenas nos últimos dois anos, chegando ao número de 14,4 kg por habitante ao ano, superando assim a meta de 12 kg indicada pela OMS.

Incluir peixes na nossa dieta traz incontáveis benefícios à nossa saúde e é por isso que existe essa preocupação em divulgar as maravilhas que eles podem fazer como melhora de memória e concentração, prevenção de doenças cardiovasculares, inflamações e perca de peso, já que são fonte de proteína bem menos calórica que as carnes vermelhas e frango.

Dentre os peixes mais consumidos no mundo e claro, no Brasil não é diferente, se destaca o Salmão. É um peixe saboroso, fácil de preparar e incrivelmente versátil, pois combina perfeitamente com os mais variados temperos, dos doces como iogurte e mel até os ácidos como limão e maracujá.

O Salmão tem origem no Atlântico Norte, nas regiões da Escócia, Dinamarca e Noruega, tendo como habito viver em águas extremamente frias e geladas. Nasce rios e lagos de água doce e por ali vive até atingir uns dois anos de idade. É só depois desse tempo que ele segue em direção ao mar.

Acredite se quiser, todo ano os salmões retornam ao local onde nasceram para reproduzir e desovar. Eles chegam a percorrer distâncias absurdas de até 30.000 quilômetros contra a correnteza para procriar! Depois de toda essa jornada, os salmões desovam e os originários do oceano pacífico morrem e os originários do oceano atlântico podem se reproduzir mais uma vez.

Mesa Posta Sea Life

A cor original do Salmão é branca, como a grande maioria dos outros peixes, mas sua alimentação repleta de camarões, algas e organismos unicelulares faz com que o peixe ganhe uma coloração rosada característica da espécie.

Em tempos em que muito se fala sobre consumir ômega-3, o Salmão aparece como uma opção incrível, pois é rico neste nutriente, além de ser fonte de vitamina D, vitamina B12, vitamina B6 e ser um maravilhoso ajudante para as funções do cérebro e do coração.

E é por esses motivos que o Salmão ganhou meu coração e é o peixe que mais utilizo em minhas receitas. Sempre consumo independente da temperatura, da época do ano e da estação, mas tenho que dizer que acho que é o casamento perfeito com as preparações de praia e de verão.
Com o final do ano já batendo à nossa porta - quase não da para acreditar que já estamos em outubro - começo a pensar em receitas leves, gostosas e nutritivas para os dias de calor intenso que vem por aí.

Como a maioria dos brasileiros, tento sempre dar um pulinho na praia todo final de ano. Aproveito para descansar e recarregar as energias, curtindo os dias lindos e ensolarados de frente pro mar.

E foi com isso em mente que decidi criar uma receita deliciosa usando salmão para preparar uma mesa cheia de inspiração marítima! Optei por um vinho rose leve e refrescante para acompanhar o prato e porque eu estava realmente inspirada, compus a mesa com jogos americanos e guardanapos com desenhos do mar!

Se tem uma coisa que aprendi ao longo de tantas receitinhas é que um jogo americano e um guardanapo podem mudar completamente a apresentação do prato! Então, sempre que posso compro novos kits com desenhos, estampas e cores diferentes para complementar minhas receitas e dar aquele toque super especial.

Para minha mesa parecer ainda mais uma viagem ao fundo do mar usei o jogo americano e os guardanapos da coleção Sea Life da Michel Design Works. A marca americana é trazida ao Brasil exclusivamente pela Anova Trade e tem produtos maravilhosos com estampas e temas de cair o queixo.

Mesa Posta Sea Life

A coleção Sea Life tem vários itens que vão de bandejas, bowls e guardanapos a sabonetes, velas e hidratantes. Tudo feito com uma estampa cheia de peixes, estrelas do mar, tartarugas e algas que deixam qualquer ambiente alegre, colorido e fresco como a brisa do mar!

INGREDIENTES:

2 postas de salmão sem pele
1 maço de brócolis
1 dente de alho
1 cebola
1 ramo de alecrim
50 gr de gergelim dourado
50 gr de gergelim preto
Tomate cereja
Azeite
1 Limão
Sal
Pimenta
1 colher de manteiga

MODO DE PREPARO

Coloque os tomates em um recipiente que possa ir ao forno, cubra com azeite, tempere com sal e pimenta e cubra com o ramo de alecrim. Leve ao forno a 200°C por 10 minutos e reserve.
Pique o brócolis em pedaços grandes e coloque no processador. Processe até virar praticamente uma farofa com pequenos pedaços. Em uma panela aqueça um fio de azeite, doure o alho e a cebola picadinhos e quando estiverem transparentes, jogue o brócolis processado. Misture bem e reserve.
Tempere a posta de salmão com o limão, sal e pimenta e deixe marinar por 5 minutos. Deixe a parte que tinha a pele (mais acinzentada) para cima e cubra com o gergelim, pressionando bem para que grude no peixe.
Aqueça a manteiga em uma frigideira e coloque a posta de salmão para grelhar com a crosta para cima. Deixe grelhar por aproximadamente 7 minutos e sirva com o brócolis e o tomate.

RENDIMENTO

2 porções

DICAS

Se quiser, pode preparar uma versão ainda mais leve sem o gergelim.
É importante fazer a base do prato com algo que fique crocante para ter contraste ao comer com o peixe, mas se não gostar de brócolis pode substituir por couve-flor, cenoura ou aspargos!

Você pode conferir os produtos da coleção Sea Lifa da Michel Design Works nesse link.

 
Guardanapos de Papel Sea Life 
Jogos Americanos Sea Life 
Trilho de mesa Sea Life