Salada da Primavera com o bowl Paradise da Michel Design Works
22/09/2017 Michel Design Works

Oi pessoal!

Estamos com uma super novidade por aqui e que estamos muito felizes em divulgar hoje para vocês! De hoje em diante, uma vez por mês, teremos uma receita criada pela querida Chef Bruna Calderon (siga no instagram) especialmente para a gente e usando produtos da Michel Design Works para a apresentação! O primeiro post está no ar e combina bem com a data de hoje! Esperamos que gostem e reproduzam em casa!

Salada da Primavera

A estação que antecede o verão e sucede o inverno começa hoje, dia 22 de setembro, e vai até o dia 21 de dezembro. É a estação na qual a temperatura começa a subir, o ar parece mais fresco e os dias são lindos, com céu azul e sol radiante.

E com a chegada da primavera, a natureza floresce, fazendo com que a estação faça jus ao nome Estação das Flores. O clima mais quente dessa época parece fazer um convite para uma alimentação mais leve, não é mesmo?

Pensando nisso, decidi fazer uma receita em homenagem a essa estação que tanto adoro usando, é claro, Flores!

Mas não qualquer flor viu? A ideia era compor um prato que as flores realmente fizessem parte da composição, do aroma, do sabor... isso mesmo, do sabor! E para isso, usei flores comestíveis. Estou falando das PANCS.

Ficou curioso? Vem cá que te explico!

As Pancs são as Plantas Alimentícias Não Convencionais. Ou seja, são as plantas e flores comestíveis.

Essas plantas e flores têm um crescimento e desenvolvimento muito simples e são facilmente encontradas em jardins, hortas, quintais e até nas calçadas por aí! O problema é que a gente não está acostumado a vê-las como alimento e a maioria das pessoas acredita serem daninhas ou apenas mato mesmo.

As Pancs abrangem plantas exóticas, nativas, cultivadas, folhas, frutos, grãos, silvestres e por aí vai, e na maior parte são orgânicas. Crescem basicamente em todo território nacional e sua resistência é muito grande, afinal de contas elas nascem espontaneamente e por isso já possuem as características necessárias para o crescimento naquela região especifica.

Só pra gente ter uma noção, no mundo temos algo em torno de 30 mil espécies de Pancs sendo que 10 mil são nativas brasileiras! E, é claro, precisamos ter cuidado e pesquisar bem antes de pegar qualquer planta do nosso jardim.

Salada com flores - Michel Design Works

Pois bem, dentre as diversas pancs existentes, escolhi a Amor Perfeito para compor nossa receita de hoje. Essa flor possui propriedades calmantes, anti-inflamatórias e ainda ajuda nos tratamentos de problemas de pele.

Escolhi essa panc justamente por ser uma das espécies que podemos utilizar a flor toda colorida para consumo. A receita escolhida é uma bela e refrescante Salada com Molho Cítrico. Leve, saborosa, colorida e florida!

E, falando em florida, como disse que queria homenagear a primavera, a apresentação da receita não podia deixar a desejar né?! Escolhi esse bowl de melamina da Michel Design Works que parece ter sido feito para a primavera!

A marca Michel Design Works é americana e eu tive a oportunidade de conhecer através da importadora exclusiva deles aqui no Brasil, a Anova Trade.
O material dos produtos da marca é de altíssima qualidade, a melamina da Michel é perfeita para o serviço de alimentos até 65ºC e você pode até lavar direto no lava louças.

Esse bowl que usei é o tamanho G da coleção Paradise.
A coleção inteira é repleta de produtos lindos como bandejas, guardanapos, petisqueiras e muitas outras peças lindas com esse tema todo colorido, com flores, borboletas, beija-flor, tudo perfeito para servir pratos principais, petiscos, acompanhamentos, saladas, frutas, deixando suas mesas dos próximos meses mais floridas e alegres!

A receita de hoje, que chamei de Salada da Primavera, é bem simples de fazer e cai super bem com um molho cítrico que adoro fazer nessa estação.

Então agora é só escolher seu bown preferido, colher sua florzinha de Amor Perfeito no jardim e correr preparar essa salada para comemorar o início da época mais florida do ano!

INGREDIENTES:

Alface mimosa
Agrião
Manjericão
Amendoim
Flores de Amor Perfeito
1 tangerina
1 xícara de azeite
1 colher de sopa de mostarda
Sal
Pimenta moída

MODO DE PREPARO:

Lave bem as folhas, seque para retirar o excesso de água e disponha tudo no bown. Coloque um punhado de amendoim para dar uma crocancia especial e por cima de tudo, as flores decorando sua salada.

Descasque a tangerina e corte as extremidades para retirar toda a parte branca e os caroços também. Corte um gomo em pequenos pedaços e coloque por cima das folhas. Esprema todos os outros gomos para retirar apenas o suco da tangerina. Agora misture em um recipiente o suco da tangerina, o azeite, a mostarda, tempere com sal e pimenta a gosto e pronto!

RENDIMENTO:

2 porções

DICAS:

Se quiser, pode trocar a tangerina por laranja ou limão. O toque cítrico do molho ajuda na sensação de refrescância que os dias mais quentes pedem.
Deixe sua imaginação solta e invente uma salada com suas folhas preferidas para se deliciar na primavera!

 

Era isso!

Você pode ver o post original da Bruna no blog dela.

Esperamos que tenha gostado. Fique de olho para acompanhar os próximos posts.